quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Algumas informações sobre os pinguins

- O pingüim é uma ave marinha típica do pólo sul, principalmente da região da Antártida. São encontrados também nas regiões da Terra do Fogo,  Ilhas Malvinas e Galápagos.
 
- Estão adaptados para viverem em temperatura baixíssimas (até - 50° C).
 
- Possuem uma coloração preta e branca, sendo que algumas espécies possuem detalhes em amarelo.
 
- Estas aves vivem, em média, de 25 a 32 anos.
 
- Apesar de serem aves, os pingüins não possuem a capacidade do voar. Suas asas são atrofiadas, possuindo a função de barbatanas.
 
- São ótimos nadadores, podem atingir até 40 quilômetros por hora de velocidade. Passam grande parte do tempo dentro da água.
 
- A maior parte das espécies possuem hábitos diurnos.
 
- As pernas destas aves secretam uma espécie de óleo, que serve como impermeabilizante contra o frio.
 
- A alimentação dos pingüins baseia-se em peixes de pequeno porte e algumas espécies de crustáceos como, por exemplo, o krill.
 
- Os principais predadores dos pingüins são as orcas, tubarões e as focas-leopardo.
 
- A reprodução destas aves varia de acordo com a espécie. Algumas possuem uma época definida para reprodução, enquanto outras se reproduzem durante o ano todo. 
 
- Na grande parte das espécies, o macho colabora guardando (chocando) os ovos e oferecendo cuidados aos filhotes. Fazem ninhos nas pedras ou em buracos cavados por eles.
 
- O tamanho varia de acordo com a espécie, podendo chegar até 1, 2 metro de altura (caso do pingüim-imperador). No caso desta espécie, podem pesar até 30 quilos.
 
- As principais espécies são: pinguim-rei, pinguim-imperador, pinguim-de-magalhães, pinguim-de-adélia, pinguim-gentoo e pinguim-macaroni.

Um comentário:

  1. Isa, ta falatando colocar imagens no seu PA!!
    Pesquisa umas bem legais, bem divertidas que seu blog vai ficar show!!!

    Volto em breve para atribuir nota.

    Beijo.

    ResponderExcluir